Braço direito do fundador da UFSM, o contador e primeiro administrador da universidade, Luiz Gonzaga Isaia, faleceu nesta quarta-feira, aos 89 anos, em Santa Maria. Ele estava internado há 15 dias na UTI do Hospital São Francisco e faleceu às 13h. O velório será a partir das 17h30min desta quarta, na capela 2 do Hospital de Caridade, e o enterro está marcado para as 11h desta quinta, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.
Santa-mariense nascido em uma casa na Avenida Rio Branco, onde hoje fica o Edifício Mauá, Luiz Gonzaga era o mais jovem de sete filhos homens e tinha ainda cinco irmãs. Os pais, José e Clara Isaia, eram imigrantes italianos.Desde criança, Luiz Gonzaga Isaia estudou no antigo Colégio São Luiz, após no Colégio Santa Maria, onde também fez o curso de contador. Mas o envolvimento com a educação veio antes da conclusão do curso.
Três assaltos a pedestres são registrados a cada dia
O estudante e os colegas tiveram a ideia de fundar uma faculdade de ciências políticas e econômicas. A iniciativa vinha da vontade de seguir os estudos em Santa Maria, que só dispunha da Faculdade de Farmácia.
O movimento iniciado no começo da década de 40 ganhou força com a Associação Santamariense Pró-Ensino Supeiror (Aspes), fundada em 1948. A entidade foi responsável por promover o Ensino Superior na cidade, sob a presidência do professor José Mariano da Rocha Filho. Enquanto isso, Isaia fez o curso de Ciências Políticas e Econômicas na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
"Ele está com medo de sair de casa", desabafa pai de adolescente espancado
Para custear os estudos e as despesas das viagens de trem à capital gaúcha, ele trabalhava nas lojas de calçados da família. Primeiro como vendedor e, depois, na administração. Formou-se em 1951 e, no ano seguinte, presidiu o Sindicato dos Contabilistas de Santa Maria, promovendo uma campanha para a criação da faculdade da área na cidade.
– Depois que conheci o doutor Mariano, passei a ter um ideal mais forte. Éramos amigos a toda prova – declarou Luiz Gonzaga, em 2010, para uma reportagem especial dos 50 anos da UFSM.
O sonho da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas só virou realidade em dezembro de 1953. Isaia foi o primeiro diretor do curso, aos 26 anos. Participou da fundação da UFSM, em dezembro de 1960. A convite do Reitor Mariano da Rocha, assumiu a administração central da universidade. O compromisso, no setor administrativo, durou 10 anos.
Isaia também foi um dos fundadores da Faculdade de Direito e de Ciências Contábeis. Foi o primeiro diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, atual Centro de Ciências Sociais e Humanas. Ainda atuou como diretor do curso de Economia. Na área pedagógica, lecionou 35 anos em oito cursos. Aposentou-se em 1991.
– A universidade me ocupava todo o dia e a noite, às vezes, os finais de semana também. Foi uma dedicação total. Sou homem de fé e acredito que tivemos uma proteção de Deus e de Nossa Senhora Medianeira muito grande – afirmou Luiz Gongaza Isaia ao Diário, em 2010.
Depois de aposentado, Isaia gostava de colaborar na área social e de fazer palestras, além de ler, ouvir música erudita ou passear na chácara, em Itaara. A mulher, Lygia, ele conheceu em 1953. Casou-se com ela um ano depois, teve dois filhos – L"